|
Na hora de sair de casa, é comum estarmos arrumados de acordo com o nosso lugar de destino. Mas será que o traje também está a tom com o meio de transporte escolhido?
Diferentemente dos motociclistas, os pedestres, ciclistas, skatistas e motoristas não têm uma regulamentação quanto ao seu vestuário, mas algumas dicas podem garantir ainda mais a segurança do traslado. Confira abaixo:
Motoristas:
Há quem diga que é proibido dirigir sem camisa e/ou calçado, mas essas afirmações não passam de mitos. O que a lei exige é que não se use sapato que possa se soltar enquanto se conduz um veículo, como chinelos e sandálias.
É verdade que não há lei específica sobre trajes para motoristas, mas alguns são mais indicados do que outros.
Apesar de haver ampla liberdade quanto às roupas, é importante que o motorista fique atento, em especial nos dias frios. Casacos de lã com outras camadas de roupa por baixo podem atrapalhar a mobilidade para conduzir o volante e manusear o câmbio. Já as jaquetas de nylon volumosas, quanto mais grossas forem, podem influenciar na efetividade do cinto de segurança, fazendo com que o corpo se projete de maneira incorreta para frente. As jaquetas de couro podem atrapalhar a flexibilidade dos cotovelos, dificultando possíveis manobras que o motorista precise realizar. Para a aderência das mãos ao volante e ao câmbio, as luvas indicadas são as que tenham material antiderrapante na área das palmas das mãos e dos dedos. Outras peças que merecem atenção especial são as calças muito apertadas, que – para viagens de longa duração – podem afetar a circulação sanguínea do motorista. Há também peças de roupas que atrapalham nos pedais e devem ser usados com atenção, por exemplo: vestidos e saias longas.
É importante que a roupa não seja apertada demais, para evitar problemas de circulação.
|
|
|